Estética Bucal

Você sabe como mastigar corretamente os alimentos? Descubra aqui!

Se você sofre de má digestão com frequência, tem mau hálito ou sente muitas dores faciais, a causa desses problemas pode estar em uma razão que você nem imagina: a mastigação. É por esse motivo que todas as pessoas deveriam saber como mastigar corretamente os alimento, já que o processo está totalmente relacionada com a saúde bucal e estética.

No entanto, devido à falta de informação sobre o assunto ou por causa da correria do dia a dia, é comum que os alimentos não sejam bem mastigados, dificultando assim a digestão e causando os problemas anteriormente mencionados.

E você, sabe como mastigar corretamente os alimentos? Não se preocupe se a sua resposta for negativa, pois nós elaboramos uma lista com algumas orientações a serem seguidas. Acompanhe!

Não coma com pressa

A pressa é a maior inimiga da mastigação correta, já que, quando precisamos comer muito rápido, é comum que os alimentos sejam engolidos inteiros. Esse hábito pode causar problemas graves em longo prazo, a exemplo da obesidade.

É por isso que reservar um tempo para a alimentação é essencial. As três principais refeições do dia  café da manhã, almoço e jantar  precisam ser realizadas com calma, em horários especialmente reservados para isso.

Outras refeições, como pequenos lanches durante o dia também precisam ser feitas com paciência, durante o intervalo do trabalho, por exemplo. Nada de comer na frente do computador ou enquanto faz alguma outra tarefa.

Feche a boca ao mastigar

Mastigar com a boca fechada, além de ser um bom hábito de etiqueta, também faz com que os alimentos permaneçam na superfície dos dentes. Assim, você poderá fazer a mastigação de maneira correta, protegendo a arcada dentária e evitando problemas alimentares.

Para que a mastigação seja ainda mais eficiente, recomenda-se que os alimentos sejam cortados em pedaços pequenos, de modo que a mastigação fique completa e você não acabe engolindo pedaços muito grandes de comida.

Engula devagar

Após o alimento estar bem mastigado, é importante que ele seja engolido lentamente. Isso porque, quando muita comida é ingerida de uma única vez, o risco de causar lesões no esôfago é maior.

Portanto, assim como a mastigação, o ato de engolir também deve ser feito sempre com calma e sem pressa.

Evite distrações enquanto come

É comum que algumas pessoas tenham o péssimo hábito de comer enquanto dirigem, assistem televisão, mexem no celular ou leem jornal, por exemplo. Isso tudo precisa ser evitado, pois o cérebro deve se concentrar apenas no processo de alimentação.

Quando estamos distraídos com outras atividades, além de não mastigarmos corretamente e engolirmos pedaços grandes de alimentos, nosso cérebro não gera a sensação de saciedade.

Sabe quando você senta para assistir a um filme segurando um saco de biscoitos e, quando percebe, comeu ele todo, sem nem se dar por conta? Isso acontece porque o cérebro estava distraído com a televisão, o que resulta no consumo exagerado de alimentos e em um processo de mastigação incorreto.

Como consequência dos maus hábitos, você pode sofrer com dores de estômago ou acabar engordando. Portanto, leve em conta as nossas dicas de como mastigar corretamente os alimentos e evite problemas.

Gostou do post? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook! Lá, você encontrará muitas informações valiosas como essas!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This