Estética Facial

Saiba tudo sobre estética orofacial!

Atualmente, o cirurgião dentista está capacitado para atender diferentes situações, compreendendo à ele uma responsabilidade grande. Com um leque maior de tratamentos, ele passou a ser um agente que trata, também, da autoestima do paciente, fazendo desse cenário o ideal para a estética orofacial.

Em linhas gerais, estética orofacial reúne os tratamentos intra e extra orais tais como ortodônticos, implantes dentários, facetas e lentes de contato,botox, preenchimentos, ácido hialurônico  e outros que  trazendo resultados interessantes para o paciente. Ocorre que a odontologia moderna atende tanto as questões relacionadas à saúde bucal quanto a estética facial, buscando a harmonia da região da face por completo.

Conheça, neste post, um pouco mais do conceito e as técnicas utilizadas para essa harmonização, continue a leitura!

O que é a estética orofacial?

A odontologia atual, além dos procedimentos normais que tratam  a parte funcional e estética dentária, tem procurado meios médico-científicos visando harmonizar a região da face por completo.

Avançando para além da parte funcional e estética normal, ela vem conjugando função e estética para o tratamento de uma das regiões do corpo mais importantes na qualidade de vida: a face.

 

Quais os principais procedimentos da estética orofacial?

Além dos procedimentos voltados para a melhoria da dentição, a estética orofacial aborda técnicas e métodos terapêuticos. Veja abaixo algumas das técnicas que podem ser feitas em um consultório dentário para a melhoria da estética e da autoestima.

Implante dentário

A perda dos dentes é uma situação complicada, capaz de afetar a autoestima do paciente e comprometer a mastigação. O implante dentário vem como uma excelente opção para melhorar a função e estética.

O procedimento é feito por meio de uma raiz de titânio fixada na mandíbula ou maxila, realizado em duas etapas: a primeira delas ocorre com o implante do titânio que é recoberto pela gengiva. A segunda ocorre depois de 3 a 5 meses com a moldagem e instalação da prótese dentária.

Bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico para a retirada do excesso da Bola de Bichat, reduzindo assim o tamanho das bochechas. Sua duração gira em torno dos 40 minutos com uma incisão na parte interna da boca. Não há cicatrizes aparentes e o paciente já está pronto para retomar as atividades em poucos dias.

Clareamento a laser

Trata-se de um procedimento para clarear os dentes, tornando o sorriso mais bonito e melhorando a autoestima. O clareamento a laser retira pigmentos e manchas dos dentes, o que proporciona um aspecto natural. Para isso, é utilizada luz laser e um gel especial.

É um tratamento simples, mas que requer uma avaliação do dentista. Ele será responsável por verificar fatores como o grau de escurecimento, tonalidade dos dentes, idade, escurecimento, entre outros.

Botox

A toxina botulínica (Botox) é produzida pela bactéria chamada Clostridium Botulinum, a qual passa por um processo de purificação para o uso em pacientes. O Botox é aplicado nos músculos (principalmente na região da face) estimulando o relaxamento na área e melhorando a aparência.

O tratamento auxilia na redução das marcas do tempo e das rugas, pois reduz a contração natural dos músculos da face, responsáveis pelas linhas de expressão.

Preenchimento facial com ácido hialurônico

O tratamento visa a melhora do aspecto e reestruturação da pele que sofreu as ações do tempo. Para isso é usado o ácido hialurônico para preenchimento de rugas e sulcos e adequação do contorno facial. O procedimento também auxilia no aumento do volume dos lábios.

O preenchimento facial com ácido hialurônico é feito com anestesia local ou tópica e a aplicação ocorre na derme superficial, derme profunda e tecidos subcutâneos. São diferentes agulhas e cânulas que se adéquam a região de aplicação.

Porque optar por um consultório dentário?

O ideal é que seja feito no consultório dentário, pois serão avaliadas as condições dentária e faciais do paciente para indicar o tratamento adequado e prestadas todas as informações necessárias para tirar o melhor proveito da estética orofacial.

Alguns desses procedimentos são realizados também em clínicas estéticas, contudo é importante consultar o cirurgião dentista mesmo que algumas destas técnicas seja realizada em outro estabelecimento. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir a nossa fanpage, onde compartilhamos mais conteúdos interessantes para você. 

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This