Estética Bucal

Qual a importância de ter um sorriso bonito?

Há aquela máxima que diz que a primeira impressão é a que fica e, quem deseja causar uma boa impressão, sai em grande vantagem se apresenta um sorriso bonito.

Mais do que isso, ao longo do tempo e durante a permanência das relações, os dentes bem cuidados também ajudam a confirmar que aquela imagem inicial realmente pertence a uma pessoa que mantém bons valores, que podem se revelar por meio de um sorriso agradável.

Continue a leitura e descubra todos os benefícios que um sorriso saudável e, consequentemente, bonito pode trazer para a sua vida!

1. Aumenta o bem-estar social

De fato, uma parcela importante das relações sociais se constrói a partir das impressões que as pessoas passam umas às outras. Assim, quando alguém consegue impactar positivamente as outras, também tem facilidade em construir relações melhores e mais duradouras.

Ao mesmo tempo, quem se sente bem consigo vive de maneira mais confortável em sociedade. Por isso, as pessoas que se mantêm vestidas de maneira adequada nas ocasiões que se apresentam também se sentem mais à vontade nos ambientes que frequentam. 

Da mesma forma, quem tem os dentes bem cuidados, melhora o próprio bem-estar social, se sente mais bem-humorada, com autoestima elevada etc.

2. Traz bom humor

Sorrir e rir são duas maneiras que encontramos para mostrar que estamos de bem com a vida. Porém, a pessoa que não tem uma boa dentição — e não usufrui daquele bem-estar social — acaba se sentindo inibida, uma vez que não fica à vontade para mostrar os dentes quando uma boa ocasião se apresenta.

O contrário também é válido: com os dentes em ordem, a pessoa se sente livre para sorrir e parar rir quando e onde for apropriado, dando mais leveza para o dia a dia, o que melhora bastante o humor.

3. Desenvolve a autoconfiança

Se sentindo bem em sociedade e livre para mostrar seu sorriso, a pessoa também se sente mais confiante, o que é fundamental, tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional.

Sabendo que a dentição não gerará qualquer rejeição e que, pelo contrário, ela pode ser motivo de admiração, é possível viver de maneira mais firme e decidida, sem a ameaça das críticas negativas.

4. Melhora a autoestima

Tudo isso, é claro, interfere diretamente e de maneira decisiva no estado de espírito da pessoa. Quem se sente seguro nas relações que estabelece, e que é capaz de expandir o bom humor de maneira confiante enquanto se expande, naturalmente, aceita melhor a si mesmo e passa até a admirar os próprios atributos.

5. Faz bem para a saúde

Contudo, além de todos esses aspectos sociais e psicológicos que um sorriso bonito favorece, há questões relacionadas à boa saúde do corpo que estão intimamente ligadas à saúde bucal. Dentes bem ajustados favorecem a mastigação, o que é benéfico para digestão.

Ao mesmo tempo, quando eles estão limpos e livres de tártaro, ficam afastados do mau hálito e de vários outros problemas bucais que podem interferir na saúde, de modo geral.

Por outro lado, os dentes mal cuidados ficam expostos a riscos variados, criando a possibilidade da boca ser atacada por infecções que são capazes de comprometer a saúde do paciente em outros aspectos.

Infecções originadas na boca podem afetar órgãos como o coração e o pulmão! Por isso, é essencial manter o cuidado contínuo com dentição.

Para receber informações sobre como manter o seu sorriso bonito e a boca sempre saudável, curta a nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This