Saúde Bucal

Quais cuidados ter com os dentes durante a gravidez? Saiba mais!

A gravidez é uma época muito especial para qualquer mulher. Nesse período, é comum e recomendado que as gestantes realizem exames de pré-natal, façam ecografias e acompanhem o desenvolvimento de seu filho junto ao médico ginecologista.

No entanto, um assunto pouco falado e muito importante são os cuidados com os dentes e saúde bucal na gravidez. Nessa época, o surgimento de doenças bucais como a gengivite e as cáries se torna mais frequente devido às mudanças hormonais.

É por isso que as grávidas precisam ir ao dentista e tomar alguns cuidados para evitar problemas com o seu sorriso. Neste post, você conhecerá quais são os principais cuidados com os dentes na gravidez. Acompanhe!

Enxágue a boca após os vômitos

Muitas grávidas sofrem com vômitos constantes e existem poucos tratamentos disponíveis para que isso seja evitado. Para os dentes, esse problema pode causar transtornos como maior acúmulo de resíduos na boca, o que pode facilitar o surgimento das bactérias causadoras da cárie.

O recomendado pelos dentistas, para que esse problema se amenize, é sempre fazer enxágues com água após os vômitos. Utilizar um enxaguante bucal também é uma boa opção.

Escove os dentes com pasta sem sabor

Algumas mulheres se queixam de sentirem enjoos com o sabor da pasta de dente e acabam vomitando ou passando mal após a escovação.

Para evitar que isso aconteça e manter a higiene e a saúde bucal em dia, você pode optar pelas pastas de dente sem sabor. Apesar de pouco conhecidas, você pode encontrar esse tipo de creme dental nas principais farmácias ou drogarias.

Potencialize o uso do fio dental

Usar o fio dental é muito importante em qualquer ocasião, mas deve ser ainda mais acentuado durante a gravidez, principalmente para retirar o acúmulo excessivo de restos de alimentos causado pelos vômitos.

Além disso, existem ainda os famosos desejos de grávida, que são explicados cientificamente, e fazem com que as gestantes sintam mais vontade de comer doces e alimentos com açúcar. No caso da ingestão desses alimentos, o uso do fio dental também deve ser realizado.

Consuma alimentos ricos em cálcio e vitamina D

Devido ao inchaço e outras variáveis causadas pela gravidez, é comum que algumas mulheres se sintam cansadas e tenham até mesmo uma baixa leve em seus índices de imunidade.

Para evitar que isso cause danos aos dentes, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como o salmão, o leite e seus derivados (como queijos e iogurtes). Tais alimentos têm componentes que fortalecem as gengivas e os dentes, agindo contra as cáries e a gengivite.

Visite o dentista durante a gravidez

Alguns incômodos típicos do período de gestação, como a azia, o refluxo e os vômitos, fazem com que o pH da boca fique mais ácido, o que também pode ocasionar feridas e aftas.

O dentista poderá fazer uma avaliação desse problema e sugerir tratamentos com pomadas e medicação via oral para amenizar essas situações incômodas.

Se você está grávida, já sabe: ter cuidados com os dentes na gravidez é fundamental. E, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário! Teremos prazer em respondê-lo!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This