Saúde Bucal

Principais doenças bucais: saiba quais são e como tratá-las?

A saúde da boca é muito importante e deve ser sempre preservada, pois nosso sorriso também é um cartão de visita e pode dizer muito sobre nossos hábitos. É por isso que conhecer as doenças bucais é tão importante, pois assim é possível preveni-las e tratá-las logo no início, impedindo que causem danos maiores.

Para que você saiba quais são as principais doenças bucais e como tratá-las, nós elaboramos uma lista com informações importantes. Siga a leitura e entenda como manter o sorriso sempre bonito e livre de doenças.

Cárie

Trata-se de uma das doenças bucais mais comuns e acomete muitas pessoas, principalmente se a higiene dos dentes não for feita de maneira correta.

A cárie se origina dos ácidos que as bactérias liberam metabolizando os açúcares ingeridos. Tais ácidos corroem o esmalte e a dentina dos dentes, gerando dor e desconforto para as pessoas.

Para prevenir a cárie, deve-se escovar os dentes após as refeições e também utilizar o fio dental corretamente. Além disso, é muito importante fazer visitas regulares ao dentista para realizar limpezas, pois assim é possível remover bactérias mais difíceis de serem retiradas com a escova e com o fio dental, evitando que as cáries se formem.

Halitose

Também conhecida como mau hálito, a halitose é um problema bucal muito comum que pode indicar vários problemas mais sérios, como desequilíbrios no organismo.

No entanto, a maioria das vezes em que a halitose ocorre é pela falta de higiene. O mau cheiro pode ser originário dos resíduos de alimentos acumulados entre os dentes ou de bactérias que se desenvolvem na língua, formando a chamada saburra lingual.

Buscar a orientação de um dentista sobre a forma correta de higienizar a boca pode ser uma boa alternativa para combater a halitose. O profissional também poderá analisar se a doença é originária de outros fatores e, se for recorrente, poderá solicitar exames complementares para pesquisar mais a fundo.

Gengivite

Quando ocorre a inflamação e o sangramento na gengiva é sinal de que você pode estar com gengivite. É uma doença que assusta, mas que pode ser tratado com uma raspagem, remoção de placas e também uso de medicamentos anti-inflamatórios.

É muito importante tratar a gengivite logo que aparecerem os primeiros sintomas, pois no caso de a doença atingir o osso que é ligado ao dente, pode ocorrer perda óssea e, consequentemente, a queda do dente. Nesse caso, quando está avançada, a doença passa a ser chamada de periodontite.

O uso do fio dental e a escovação dos dentes após as refeições também pode ser útil para combater a gengivite.

Candidíase oral

Conhecida popularmente como sapinho, essa doença acontece por conta de uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans. Esse fungo pode se apresentar de forma esbranquiçada ou avermelhada, formando pequenas feridas na boca da pessoa infectada.

A ocorrência do sapinho é mais propícia em pessoas com sistema imunológico fragilizado e, por isso, acontece muito quando estamos tratando alguma outra doença ou fazendo o uso de medicamentos. No entanto, também pode ocorrer pela falta de higiene na boca.

Agora que você conhece as principais doenças bucais, não tem mais desculpas para preveni-las. Que tal fazer uma vista ao dentista para uma avaliação geral do seu sorriso? Entre em contato conosco e agende o seu horário.

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This