Estética Bucal

O que é odontologia estética?

O sorriso é um dos principais cartões de visita de qualquer pessoa. Por isso, o número de pessoas que recorrem à odontologia estética para corrigir falhas no sorriso é cada vez maior. Afinal, todos querem ter dentes bonitos, brancos, bem alinhados e saudáveis.

Mas, você sabe o que é odontologia estética? Se não, fique tranquilo que iremos explicar do que se trata e em quais situações o tratamento odontológico estético é recomendado. Acompanhe!

Conceito

A odontologia estética é a especialidade odontológica que atua na área de cosmética e restauração dental, sempre associada à saúde e a funcionalidade bucal. A função dessa especialidade é transformar sorrisos através de tratamentos específicos. 

Os resultados são vistos e sentidos pelos pacientes que melhoram a autoestima e se sentem mais confiantes. Afinal, dentes feios inibem o sorriso de qualquer pessoa.

Indicações

Os tratamentos dentários estéticos são indicados para pacientes não se sentem à vontade para sorrir por causa da vergonha pela aparência dos dentes. Entretanto, o tratamento estético não visa apenas melhorar a aparência dos dentes, ele ajuda também a melhorar a funcionalidade da arcada dentária.

Pessoas que consideram seus dentes feios, que têm dentes escurecidos ou manchados, que possuem um espaço entre os dentes (diastema), que apresentem algum dente quebrado ou outro fator que incomode, podem recorrer ao tratamento. 

A odontologia estética também é indicada para pessoas que desejam ter uma aparência mais jovem, pois com o avanço da idade, os dentes também envelhecem.

Tratamentos e técnicas

No ramo odontológico estético, há vários tratamentos disponíveis e, com os avanços da tecnologia, cada vez mais rápidos e eficazes. Vejamos alguns dos métodos mais comuns e as técnicas utilizadas em cada procedimento.

1. Clareamento dentário

O clareamento dentário é um dos campeões de procura nos consultórios odontológicos. Isso porque alguns hábitos alimentares e o uso de tabaco escurece os dentes. Há três opções de técnicas para clareamento: a laser (consultório), com gel (caseiro) e associação das duas.

O tratamento a laser é feito no consultório e são necessárias de 1 a 3 sessões para obter o resultado esperado, isso vai depender do grau de mancha nos dentes.

Já o clareamento caseiro é feito com o auxílio de uma moldeira de silicone preenchida com um gel clareador. O gel deve ser aplicado todos os dias, em média duas semanas, e pode ser usado enquanto dorme ou se preferir em algum outro horário, sempre de acordo com orientação do dentista. Vale ressaltar que este tratamento é mais longo do que o tratamento a laser, mas os resultados são bem parecidos.

A técnica de clareamento associada combina a eficácia do clareamento dental caseiro com a rapidez do clareamento a laser. A sessão de clareamento no consultório diminui bastante o tempo de uso das moldeiras em casa motivando o paciente que acaba colaborando mais com o tratamento e obtendo ótimos resultados.

2. Facetas de porcelana e Lentes de contato

As facetas e lentes de porcelana são indicadas para corrigir dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, melhorar o formato dos dentes, corrigir curvatura, entre outras indicações. O tratamento consiste na aplicação de facetas laminadas, confeccionadas com porcelana e colada nos dentes.

3. Restauração

É o tratamento mais comum na odontologia estética. É indicado para restaurar dentes com cárie, trauma (dentes quebrados), infiltrações em restaurações existentes, entre outros. Para restaurar os dentes é utilizado a resina — material de alta durabilidade e que deixa os dentes com aspecto natural.

Beleza e saúde

Mas se engana quem pensa que a função da odontologia estética é somente melhorar o aspecto visual do paciente. Nada disso, quando um paciente procura um profissional a fim de corrigir imperfeições em seu sorriso, ele busca mais do que estética, ele busca uma forma de se sentir melhor consigo mesmo.

Gostou do post e quer saber mais sobre tratamentos odontológicos? Então, siga nosso perfil no Facebook e fique por dentro das novidades!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This