Saúde Bucal

Neuralgia do Trigêmeo: entenda o que é e como tratar!

Você já ouviu falar em neuralgia do trigêmeo? Trata-se de um distúrbio no nervo trigêmeo, que pode causar muita dor e incômodo em todas as partes do rosto de quem a possui e que pode ser tratada em uma clínica odontológica.

Neste post, você saberá mais sobre o que é a neuralgia do trigêmeo, o que causa esse problema, quais são os seus sintomas, como preveni-los e como é feito o tratamento. Siga lendo e fique bem informado!

O que é a neuralgia do trigêmeo?

Também chamada de nevralgia do trigêmeo, essa doença acomete as pessoas que têm inflamações no nervo trigêmeo, o que pode acontecer em qualquer etapa da vida, desde a infância até a terceira idade.

Vale ressaltar que o nervo trigêmeo recebe esse nome por ter três ramificações: ramo oftálmico, ramo maxilar e ramo mandibular. É por esse motivo que, quando ocorre inflamação, o doente sofre de muitas dores em todas as partes do rosto.

Quais são as principais causas da nevralgia do trigêmeo?

Geralmente a doença é causada quando uma artéria de nosso corpo comprime o nervo trigêmeo no interior do crânio. Isso faz com que o fluxo sanguíneo não ocorra normalmente, o que causa a inflamação e, consequentemente, a dor.

Existem também alguns fatores de risco que fazem com que a doença possa se manifestar mais facilmente como: pessoas com problemas de pressão alta, portadores de esclerose múltipla, que tenham sofrido algum trauma na região e por consequência de aneurismas ou tumores.

Quais são os sintomas dessa doença?

As pessoas que já tiveram a doença relatam que a dor pode começar durante atividades cotidianas que envolvem o movimento da face como se barbear, falar, mastigar, se maquiar, sorrir etc.

As dores podem durar por dias ou semanas, sempre em apenas um lado do rosto. O início do incômodo é similar a quando levamos um choque elétrico.

É possível prevenir a inflamação do nervo trigêmeo?

Infelizmente não existe uma forma de prevenir essa doença, pois não se trata de algo que está relacionado a hábitos pouco saudáveis, por exemplo.

O que pode e deve ser feito é, sempre que tiver dores no rosto e suspeitar de que podem ser causadas por uma inflamação, consultar um odontologista para obter o real diagnóstico e, se necessário, realizar o tratamento adequado.

E qual é o tratamento recomendado para a neuralgia do trigêmeo?

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, sendo a primeira opção a mais comum. No primeiro caso, o odontólogo receita remédios anticonvulsivantes ou narcóticos que tratam os sintomas da doença.

No caso dos medicamentos não surtirem efeito, o paciente precisa ser submetido a uma intervenção cirúrgica simples, que tem por objetivo corrigir a compressão do nervo e mantê-lo isolado para que a inflamação não volte a ocorrer.

Agora que você já sabe mais sobre a neuralgia do trigêmeo e sabe que a doença tem tratamento e cura, sempre que apresentar sintomas, pode procurar um cirurgião dentista para corrigir o problema.

Para saber mais sobre doenças relacionadas aos dentes e à face, assine a nossa newsletter! Assim você receberá dicas e informações diretamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This