Estética Bucal

Mude o seu sorriso com as lentes de contato dental

Já ouviu falar em lente de contato dental? Ela é capaz de melhorar qualquer sorriso, mesmo aqueles em situações mais complicadas. Devido à espessura do produto, que é tão fina quanto uma lente de contato, ele pode ser utilizado sem nenhum incômodo e de uma maneira muito mais natural. 

Dentes bonitos e bem cuidados são fundamentais para manter uma aparência jovem e saudável. E todo mundo sabe que um belo sorriso contribui — e muito — para a harmonia de um rosto.

Ficou interessada na lente de contato dental? Então, confira nosso post e fique por dentro dessa novidade!

O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental é uma espécie de prótese dentária superfina, com espessura que varia entre 0,2 e 0,4 mm. A prótese fica fiel à dentição natural porque ela é feita a partir de uma tecnologia que utiliza a impressão 3D.

Você já deve ter reparado que os artistas que aparecem na televisão costumam ter os dentes branquinhos e perfeitamente alinhados. Provavelmente, eles recorreram às lentes de contato dental. Afinal, ela está entre os tratamentos dentais mais modernos.

A lente é feita com uma fina película de porcelana, o que garante ainda mais a qualidade do produto. Esse tipo de material evita o escurecimento e o aparecimento de manchas nos dentes, mesmo em pessoas fumantes ou que consomem muita cafeína, por exemplo. Além de garantir um brilho mais natural à prótese.

Como é feita a aplicação da lente ?

Primeiro, o dentista realiza uma limpeza profunda nos seus dentes para, depois, tirar os moldes. A partir daí, ele define as correções necessárias para que eles fiquem perfeitos. Serão corrigidas características como cor, tamanho e posição dos dentes — todas as etapas passam pela aprovação da paciente, que deverá ajustar intenções às suas necessidades.

Quando a técnica planejada é a cobertura com lentes, não são necessários grandes desgastes. As lentes de contato dental, diferente das facetas, não necessitam de provisórios, podendo utilizar os mockups ( simulações com resinas no formato final do tratamento aplicadas sobre os dentes ) para visualizar com maior precisão o resultado final do tratamento.

Por ser um tratamento tão personalizado, já que cada rosto exige um tratamento único e harmônico para ele, e necessitarem de habilidades técnicas e artísticas para dominar a forma e efeitos ópticos envolvidos, o protético selecionado é indispensável para o resultado final desses tratamentos.

Qual a vantagem da lente em relação às facetas?

 

É simples, a faceta precisa desgastar o dente e a lente o desgaste é muito pouco ou nada. As facetas também são uma alternativa à aplicação das lentes de contato dentais. Nos casos em que há comprometimento de cor, ou manchamentos, ou dente girado, ou desalinhado, há necessidade de desgaste do esmalte.

Além disso, as lentes tendem a durar mais. Se você tomar os cuidados necessários, a estimativa é de que ela dure por até 20 anos. A lente também é mais indicada para a correção de pequenas imperfeições, como comprimento, largura e espaços entre os dentes.

Quando é recomendável utilizar as lentes?

Como é um tratamento estético, as lentes de contato costumam ser utilizadas apenas nos dentes da frente, que aparecem no sorriso. E são indicadas para pequenas correções, como:

  • aumento do tamanho dos dentes;
  • clarear os dentes — nos casos em que o clareamento convencional não é o suficiente;
  • corrigir dentes desgastados, quebrados ou lascados;
  • corrigir o espaço entre os dentes.

Quais cuidados são necessários?

Caso você se interesse por colocar lentes de contato dentárias, vai precisar ter os mesmo cuidados habituais com os dentes. A única diferença é lembrar que as próteses, apesar de fortes, corrigirem as imperfeições, e melhorar a estética não são naturais.

Então,é importante que você tenha mais cuidado ao morder alimentos muito duros, como milho de pipoca, frutas e grãos em geral. Hábitos como roer unhas e morder tampas de caneta também devem ser evitados. Em casos de bruxismo, é recomendado colocar uma proteção nos dentes durante a noite.

E, então, gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a lente de contato dental? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro desse e de outros tratamentos dentários e também sobre os cuidados com os dentes!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This