Dicas

É melhor usar fio dental antes ou depois de escovar os dentes?

A escovação remove a placa da superfície dos dentes, mas não consegue remover das laterais. O fio dental retira os restos alimentares e o biofilme acumulado em lugares que a escova não consegue alcançar. Mas, afinal, devo usar fio dental antes ou depois de escovar os dentes? Existe diferença? Qual é a maneira correta de fazê-lo?

Fique ligada! Agora você vai descobrir a importância do fio dental, a maneira correta de usá-lo e se existe diferença em passá-lo antes ou depois de escovar os dentes.

Por que usar fio dental é importante?

A escovação é responsável pela retirada da placa na parte da frente, de trás e de cima de cada dente, mas não cobre a limpeza de todos os locais, as laterais dos mesmos ficam sem higienização e é aí que entra a importância do uso do fio dental.

Um dos maiores benefícios do uso do fio dental é a capacidade de reduzir a inflamação da gengiva, conhecida como gengivite. A garantia da saúde bucal depende da capacidade do fio em bagunçar a placa bacteriana entre os dentes e removê-la, junto com restos alimentares, já que esse espaço não pode ser alcançado pelas escovas comuns.

Uma análise de 6 projetos clínicos diferentes mostrou que o ato de passar o fio dental ,realizado por profissionais, todos os dias, na escola, foi capaz de reduzir em 40% o risco de cárie. Isso mostra a importância de fazê-lo da maneira correta.

Qual é o modo correto de passar o fio dental?

Deve ser cortado um pedaço de aproximadamente 40 cm e enrolado nos dois dedos médios, de forma que 10 cm sejam deixados livres entre os dedos. Com o auxílio do indicador e do polegar, o fio dental deve ser inserido com cuidado entre um dente e outro, acompanhando a margem da gengiva e sendo puxado para cima, a fim de que os resíduos sejam retirados.

Ao passar para outro dente é importante deslizar o fio e trocar o pedaço utilizado e disponibilizado entre os dedos médios, aqueles 10 cm livres. Dessa maneira evita-se a transferência de bactérias de um lugar para o outro.

O que é melhor: usar o fio dental antes ou depois de escovar os dentes?

Não existe comprovação científica sobre o que é melhor. O importante é que a higienização bucal seja feita de forma apropriada para que se remova a placa bacteriana presente em todos os locais da cavidade bucal.

Contudo, passar o fio antes, evita que se caia na tentação de não fazê-lo. Veja, a seguir, uma das ordens que podem ser adotadas e entenda os benefícios de segui-la em sua higienização diária:

1. Passe o fio dental antes da escovação

Além de fazer o que muitos consideram pior primeiro, essa técnica pode desalojar sementes e outros restos alimentares que talvez não sejam sentidos. A presença de corpos estranhos na margem gengival ou no espaço interdental pode ocasionar uma gengivite severa, caso não sejam retirados.

Ao usar fio dental antes, a área entre os dentes é liberada de qualquer possível fonte de inflamação e há espaço para que a espuma do creme dental lave entre os mesmos e para que o enxaguante bucal também possa agir.

2. Escove os dentes

Posicione sua escova, de cerdas macias, angulada a 45º com a margem gengival e faça movimentos circulares e verticais da gengiva para a superfície do dente. Assim as cerdas conseguem limpar bem o sulco gengival sem que o tecido mole seja danificado.

Lembre-se de, por último, escovar a língua, do fundo para a ponta. A escova deve ser bem higienizada após seu uso e não é indicado que volte para os dentes após ser passada na língua, já que pode transferir bactérias de um ponto para outro.

3. Faça bochecho com enxaguante bucal 

O enxaguante é apenas um auxiliar na limpeza, capaz de acrescentar uma fonte de flúor e de promover um hálito refrescante. Contudo, não tem o poder de remover nem de desorganizar a placa bacteriana. Ela só pode ser retirada mecanicamente por meio do uso do fio dental e da escovação.

Usar fio dental é muito importante! Ainda tem alguma dúvida ou quer dar sua opinião sobre o assunto, então deixe seu comentário!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This