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Conheça 6 alimentos antioxidantes para se manter jovem!

Com a rotina agitada, é cada vez mais comum que as pessoas se preocupam com o que comem diariamente. Afinal, elas não conseguem dedicar tanto tempo quanto gostariam aos cuidados com o corpo e veem na alimentação uma forma de compensar esse problema.

Justamente por essa razão, elas investem em alimentos antioxidantes — que combatem os radicais livres responsáveis por envelhecer as células sadias do nosso corpo. Dessa forma, mantém a saúde da pele, previnem uma série de doenças e ainda retardam o envelhecimento.

Se você também deseja uma vida mais saudável e equilibrada, fique atento à nossa lista a seguir para saber o que incluir na sua dieta:

1. Frutas vermelhas

Morangos, mirtilos, framboesas e demais frutas vermelhas são saborosas e permitem uma variedade de receitas e de combinações. Elas também são ricas em vitamina C e E, zinco, fósforo, cobre e selênio, que regulam o funcionamento do intestino, melhoram o sistema imunológico e ajudam a emagrecer.

Como se não bastasse isso, são fontes de flavonoides, substâncias antioxidantes que protegem a pele contra a radiação solar e organismos patógenos.

2. Folhas escuras

As folhas escuras — como alface, espinafre e couve — são indispensáveis tanto no almoço quanto no jantar. E se engana quem acha seus benefícios se restringem apenas aos antioxidantes, especialmente o licopeno e o beta-caroteno.

Isso porque elas são ricas em ômega 3, fibras, vitaminas e minerais, que melhoram o funcionamento do corpo e aumentam a energia. De quebra, elas ainda ajudam a aumentar a sensação de saciedade após as refeições.

3. Gergelim

O gergelim é outra alternativa para uma alimentação mais sadia. Afinal, possui um alto teor nutricional, sendo fonte de fibras, vitaminas B6 e E, zinco, ferro, cálcio e proteínas. Outra característica importante é que, além de atuar no combate à ação dos radicais livres e na produção de colágeno, ele possui excelentes ações anti-inflamatória e antiasmática.

4. Chocolate amargo

Entre a nossa lista de alimentos, este certamente pode surpreender. Mas acredite: o chocolate amargo merece o seu lugar. E isso acontece porque ele é feito com pó de amêndoa de cacau, que é rico em um poderoso antioxidante, o flavonóide.

Mas esse não é o seu único nutriente: ferro, zinco, potássio e magnésio são outras substâncias que proporcionam uma série de vantagens para o organismo. Dessa forma, o chocolate amargo reduz o colesterol ruim e a pressão arterial, combate a diabetes e amplia a circulação sanguínea.

5. Azeite de oliva

Excelente fonte de gorduras, especialmente as monoinsaturadas, o azeite de oliva é um ótimo acréscimo às refeições. Ele conta com antioxidantes, vitamina E, polifenóis e triglicérides ésteres que auxiliam na redução da pressão arterial, diminuem a constipação, têm ação anti-inflamatória e previnem o câncer e outras doenças degenerativas.

6. Peixes

Por fim, o último exemplo da nossa lista de alimentos antioxidantes: os peixes, especialmente os de água fria — como atum, arenque, salmão e sardinha. Uma vez adicionados à sua dieta, eles se tornarão grandes aliados no funcionamento do seu corpo e do seu cérebro.

E isso não é à toa, pois são ricos em ácidos graxos iodo, sódio, vitaminas B12 e D e proteínas complexas que favorecem o controle do colesterol no sangue, a saúde dos ossos e a prevenção da anemia.

Anote as nossas sugestões de alimentos antioxidantes e aposte em uma dieta muito mais saudável. Você manterá sua aparência jovem por muito mais tempo.

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Terceira Dentição

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