Dicas

Como retirar manchas dos dentes?

Hoje em dia, ter um sorriso bonito, harmônico e saudável é fundamental para garantir uma boa apresentação pessoal e mais autoestima. Entretanto, existem alguns probleminhas que podem acabar comprometendo isso, como uma arcada dentária amarelada ou com qualquer outro tipo de pigmentação que deixa um aspecto desagradável. Para resolver o problema, é elementar saber como retirar manchas dos dentes.

Pensando nisso, vamos apresentar neste post os principais tipos de manchas que afetam a estética dentária e quais são as suas causas. Além disso, vamos apresentar alguns dos possíveis tratamentos para deixar o seu sorriso novamente bonito e na tonalidade original. Ficou interessado? Então continue a leitura deste artigo para saber um pouco mais!

Quais são os tipos de manchas nos dentes?

Existem vários tipos de manchas que podem ser causadas por inúmeros motivos, como envelhecimento do esmalte dentário, utilização da tetraciclina (antibiótico para gestante), fluorose (excesso de consumo de flúor), tabagismo e necrose pulpar (quando ocorre um trauma no dente).

No entanto, as manchas mais comuns e mais fáceis de tratar são aquelas causadas pela ingestão de alimentos com uma coloração muito intensa, especialmente se for artificial, como refrigerantes, cafés, sucos industrializados, chás muito pigmentados (como o chá preto), molho de soja, vinho tinto e curry.

Além disso, a falta da higienização adequada agrava o problema e, com o tempo, torna as manchas mais intensas e mais difíceis de serem tratadas. Vale mencionar ainda que a falta da escovação e da utilização do fio dental gera outros danos à saúde bucal, como tártaro, gengivite, acúmulo de placas bacterianas e cáries.

Como retirar as manchas dos dentes?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre várias maneiras caseiras de realizar um clareamento dental e retirar as incômodas e desagradáveis manchas, não é verdade?

Contudo, é importante saber que algumas situações podem gerar danos ainda mais graves aos seus dentes. Por isso é elementar saber escolher a opção correta para resolver o problema. Confira as nossas dicas!

1. Realize um clareamento dental

Uma das maneiras mais eficazes de combater as manchas dentárias é realizando um clareamento dental. Existem basicamente dois tipos:

  • o caseiro, realizado com um kit caseiro de clareamento contendo um gel e um molde que se encaixa nos dentes, que deve ser utilizado de acordo com as instruções do seu dentista;

  • o clareamento a laser, realizado em uma clínica odontológica por profissionais que utilizam um laser capaz de deixar os dentes em sua coloração original.

2. Não utilize o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio não tenha função clareadora, ele é uma substância abrasiva,  a sua utilização  pode gerar danos à saúde bucal no médio e longo prazo, uma vez que a sua capacidade abrasiva pode comprometer o esmalte dentário e até mesmo provocar a desmineralização. Por esse motivo, não se recomenda a utilização do mesmo na escovação dentária.

3. Realize a profilaxia

A profilaxia consiste em uma limpeza realizada por profissionais e feita com produtos e materiais específicos. Normalmente é um procedimento utilizado para evitar doenças periodontais e bucais, como recessão da gengiva e cáries e para manter a boca saudável. A profilaxia também age retirando todo o tártaro dentário e as placas bacterianas, resultando na diminuição das manchas de dentes.

4. Faça uma microabrasão

Por fim, mais um método feito por especialistas. A microabrasão nada mais é do que a realização do desgaste de uma camada superficial do esmalte dentário. Em geral, ela é feita com uma pasta dental específica e resulta na eliminação das manchas.

Pronto! Agora que você já sabe como retirar manchas dos dentes, não perca tempo! Não se esqueça de que uma higienização adequada, a utilização de cremes dentais específicos (geralmente recomendado pelo seu dentista) e do fio dental também são pontos fundamentais para acabar com o problema!

Você conhece outra forma de clarear os dentes? Então deixe nos comentários e complemente a nossa publicação!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This