Saúde Bucal

Como o refluxo gastrointestinal afeta a saúde bucal?

O refluxo é uma doença digestiva que já se tornou comum e afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. Apesar disso, a maioria das pessoas não sabe como o refluxo gastrointestinal afeta a saúde bucal, trazendo sérios danos ao sorriso.

Ele acontece quando o alimento ingerido volta ao esôfago, junto ao ácido gástrico, causando uma sensação de queimação no estômago (azia). É justamente essa acidez que causa prejuízos à saúde de nossos dentes. No post de hoje, vamos falar sobre como o refluxo pode afetar nossa saúde bucal. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Saiba quais são as causas do refluxo gastrointestinal

O refluxo é causado por um conjunto de fatores que causam a falta de ácidos no estômago, dificultando a digestão dos alimentos. As principais causas do problema são: obesidade, tabagismo, consumo frequente de bebidas alcoólicas, comer excessivamente em uma única refeição, hérnia de hiato, entre outros fatores. O consumo de alimentos muito ácidos também pode contribuir com o agravamento da doença.

Veja como o refluxo gastrointestinal afeta a saúde bucal

Além de ser muito desagradável, quando não tratado, traz danos a nossa integridade oral. Isso porque aquele ácido expelido pelo estômago pode chegar até a boca, deixando-a ácida e suscetível a proliferação de bactérias. Veja quais problemas bucais são causados pelo refluxo gastrointestinal:

Erosão dentária

O ácido estomacal diminui o fluxo salivar na boca, além de prejudicar a qualidade da saliva. Esses problemas fazem com que o esmalte dos dentes seja desgastado progressivamente, perdendo sua principal proteção. A dentina fica exposta, o que causa sensibilidade e escurecimentos dos dentes.

Boca seca 

Caso os ácidos gástricos fiquem na boca durante muito tempo, eles podem causar um problema chamado xerostomia — mais conhecido como boca seca. A falta de fluxo salivar contribui com o aparecimento de outros problemas orais como: placa bacteriana, cáries, mau hálito, infecções bucais e úlceras na região da boca.

Perda de dentes

Caso o refluxo gastrointestinal e os problemas causados por ele não sejam tratados a tempo, o paciente pode sofrer perda dentária, que é a pior das consequências do refluxo. Mesmo que o implante dentário possa corrigir esse problema, não há nada melhor do que cuidar da saúde bucal para manter os dentes naturais.

Saiba como tratar o refluxo

Se você sofre com problemas de refluxo, não precisa se desesperar, pois essa doença tem tratamento. O que você deve fazer é procurar um médico para que ele proponha a melhor terapia para seu caso. Ele pode recomendar o uso de medicamentos para diminuir a acidez estomacal ou indicar mudança nos seus hábitos, inclusive alimentares.

Enfim, a forma de tratamento depende das causas do problema. Caso tenha problemas bucais relacionados ao refluxo, é recomendado procurar um dentista mesmo que ele seja tratado, pois não adianta tratar um problema e ignorar o outro. Apenas um bom dentista pode propor os melhores tratamentos para devolver sua integridade bucal e a beleza de seu sorriso.

O que achou deste post sobre como o refluxo gastrointestinal afeta a saúde bucal? Deixe um comentário para tirar suas dúvidas ou compartilhar suas experiências sobre o assunto.

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This