Estética Facial

Como o ácido hialurônico é usado na odontologia?

O ácido hialurônico está presente na rotina do consultório odontológico desde o início desta década, auxiliando os dentistas na tarefa de cuidar da estética facial de seus pacientes.

Preparamos um artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o uso dessa substância em odontologia. Confira!

O que é o ácido hialurônico?

 O ácido hialurônico é um componente indispensável do nosso organismo. Ele está presente em vários tecidos e órgãos, conferindo-lhes sustentação, lubrificação ou elasticidade.

Na pele, a substância (viscosa e bastante solúvel em água) é responsável pelo volume e pela hidratação, sendo que o ácido hialurônico ajuda a conferir a forma dos olhos e do rosto.

Com o processo natural de envelhecimento, a pele perde parte do ácido hialurônico. Essa é uma das causas para o aparecimento de linhas de expressão e rugas, entre outras alterações que notamos com o passar dos anos.

Graças à evolução da ciência, é possível produzir o ácido hialurônico em laboratório, o que permite o uso da substância em diversos procedimentos médicos, especialmente na odontologia estética.

Então, é importante esclarecer como o produto age no nosso corpo.

Como o ácido hialurônico atua no organismo?

O ácido hialurônico produzido de maneira sintética cumpre a mesma função da substância naturalmente encontrada no nosso organismo.

Ele é totalmente absorvível e atua preenchendo os espaços entre as células, renovando a sustentação e a elasticidade da pele e demais estruturas nas quais é introduzido.

Embora não provoque reações alérgicas, é comum ocorrer vermelhidão, coceira ou pequenos inchaços no local da aplicação. Todos esses sintomas devem desaparecer passadas algumas horas da realização do procedimento terapêutico.

A partir de 2014, após a realização de algumas modificações na legislação, o uso dessa substância pelos dentistas passou a ser permitido no Brasil.

O objetivo é possibilitar um sorriso mais harmônico para os pacientes, corrigindo imperfeições que possam prejudicar a estética facial por meio de tratamentos específicos.

Saiba, agora, em quais procedimentos o profissional de odontologia faz uso do ácido hialurônico.

Em quais procedimentos o ácido hialurônico é usado?

A aplicação de ácido hialurônico pode ser realizada pelo dentista para corrigir retrações da gengiva, conferir volume a lábios muito finos ou recuperar a harmonia da região maxilar ou do mento.

A aplicação é feita no próprio consultório odontológico, depois da adequada higienização e anestesia da pele, a qual pode ser feita com anestésicos tópicos, aplicados sobre a pele, ou por meio de pequenas injeções.

O paciente não precisa interromper as atividades diárias após os procedimentos, mas deve usar gelo local para diminuir possíveis hematomas.

Assim que o dentista finaliza a consulta, já é possível perceber os resultados da aplicação do ácido hialurônico, os quais vamos comentar a seguir.

Quais os efeitos da aplicação de ácido hialurônico?

Logo depois do procedimento, já é possível notar a recuperação da harmonia no sorriso ou na face como um todo.

Os efeitos do uso do ácido hialurônico variam de acordo com fatores como tabagismo, exposição à luz solar e tipo de pele. Em média, os resultados alcançados permanecem inalterados por um período de seis meses a um ano.

Ao final desse prazo, a orientação é que o paciente retorne ao consultório odontológico para repetir a intervenção.

No entanto, pessoas que possuem no seu histórico médico a ocorrência de queloides ou outros problemas de cicatrização da pele devem evitar o uso do ácido hialurônico.

Para as gestantes e lactantes a substância também é contraindicada, assim como em caso de infecções agudas ou crônicas na pele.

Você tem alguma dúvida sobre o uso do ácido hialurônico em odontologia? Gostaria de conferir outras dicas sobre saúde bucal?

Assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo especialmente preparado para ajudar você a cuidar do seu sorriso e da sua saúde! 

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This