Saúde Bucal

Como a saúde bucal afeta o resto do corpo?

A boca é a porta de entrada que determina a qualidade daquilo que consumimos. Se algo não vai bem na boca, o problema pode se espalhar para todo o organismo. Por isso, cuidar da saúde bucal é uma forma de se manter saudável.

Há centenas de tipos de bactérias que fazem parte da flora natural da boca. Mas, se algo está desequilibrado, esses microrganismos podem causar doenças em outras partes.

“A cárie progride até a polpa do dente, onde se encontram um nervo, uma artéria e uma veia. O microrganismo cai no sistema circulatório e chega a outros órgãos”, explicou Mara Cinthia Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Regional ABC), em uma matéria da revista Viva Saúde.

Problemas que passam da boca para o coração

O segundo tecido do corpo humano mais parecido com o tecido bucal é o do coração. Isso quer dizer que, se uma bactéria da boca cai na corrente sanguínea e se aloja no coração, ela encontrará um ambiente propício para seu desenvolvimento.

Caindo na circulação sanguínea, a bactéria pode se alojar no endocárdio, a camada interna do coração, causando uma grave infecção. Essa mesma bactéria também pode causar lesões na válvula do coração, embolia e insuficiência cardíaca.

Todas essas doenças são muito mais graves do que uma infecção na gengiva, muito mais difíceis de serem tratadas e podem levar à morte.

Relação entre a saúde bucal e o cérebro

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 95% dos pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) tinham problemas nas gengivas. Já no grupo controle, somente 28% dos pacientes apresentavam o problema.

De acordo com os pesquisadores, a hipótese mais provável para isso é que o acúmulo das placas de gordura que origina o AVC pode ser potencializado pela ação das bactérias. Esse processo acontece quando há predisposição para o acidente vascular.

Relação entre saúde bucal e o diabetes

A saúde da boca é um fator importante para quem deseja se prevenir contra o diabetes. Existe uma relação de mão dupla entre a periodontite (forma mais grave de inflamação nas gengivas) e a alta glicêmica.

Isso quer dizer que a incidência da inflamação nas gengivas é maior em pacientes diabéticos. Por outro lado, a periodontite também pode ter um impacto negativo no controle da glicemia, aumentando as chances de desenvolver o diabetes.

Doenças no pulmão causadas por bactérias da boca

Se aspiradas, as bactérias que estão na boca podem ir parar no pulmão. Nesse caso, elas podem dar origem a uma pneumonia bacteriana, ou a uma embolia pulmonar. A embolia é a obstrução de uma das veias do pulmão por um coágulo.

Bactérias orais e os problemas na gestação

Em mulheres grávidas, o impacto de problemas na saúde bucal pode chegar a afetar a saúde do feto.

Pesquisas já demonstraram que as bactérias da boca, quando começam a circular pelo organismo, podem se alojar na placenta. Isso poderia ocasionar o nascimento prematuro do bebê.

Como manter saúde bucal em dia

A boa notícia é que com cuidados simples é possível preservar sua saúde bucal e se prevenir de todas essas doenças.

Cuidados cotidianos

  • escove os dentes e use o fio dental sempre após as refeições, tendo cuidado para não ferir as gengivas
  • use produtos de higiene bucal que contenham flúor
  • redobre os cuidados na higienização noturna, já que as bactérias terão pelo menos oito horas para agir durante o seu sono
  • evite comer açúcar 3 horas antes de dormir
  • se for consumir alimentos ricos em açúcar ou tomar um café, consuma-os junto com as principais refeições
  • enriqueça sua dieta com alimentos que ajudam na saúde bucal, como maçã, brócolis e leite

Consulte um especialista

As doenças bucais podem ser silenciosas. Por isso, é fundamental fazer visitas regulares ao seu dentista para verificar se está tudo bem com a sua saúde bucal.

O ideal é fazer consultas de rotina duas vezes por ano, com um intervalo de mais ou menos seis meses. As limpezas realizadas pelo especialista também devem ser regulares.

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e tenha acesso a muitos outros conteúdos sobre saúde bucal preparados especialmente para você!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This