Saúde Bucal

DTM causada por má oclusão: saiba mais sobre essa disfunção!

Você já ouviu falar de ATM? E “oclusão”, sabe o que significa? Essas são algumas palavras do universo ortodôntico que costumam confundir o paciente. Porém, neste texto, explicaremos a definição e como elas estão relacionadas. 

Oclusão significa “fechamento”, mas na ortodontia utilizamos essa palavra para falar sobre o relacionamento entre a arcada superior e inferior quando elas estão em contato, ou seja, quando a boca está fechada. Caso haja uma disfunção na mordida, a partir de um encaixe incorreto entre as arcadas, acontece a chamada “má oclusão”. Esse fenômeno pode dar início a várias complicações bucais, porém a que trataremos nesse texto é a ATM. 

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre o tema, confira agora as principais informações sobre ATM causada por má oclusão.

DTM causada por má oclusão

Com já foi dito, a má oclusão acontece quando não há um entrosamento entre a arcada superior e a inferior. Isso normalmente é levado em consideração apenas por seu viés estético. Entretanto, tal distúrbio pode desencadear problemas na articulação temporomandibular, ou ATM. 

Essa é uma das articulações mais complexas do corpo e tem a função de abrir e fechar a boca, fazendo a ligação entre a mandíbula e o crânio. Entre esses ossos existe uma espécie de almofada para que eles não entrem em contato direto, ela é chamada de “disco articular”. 

Quando há uma disfunção na mordida, esse disco não consegue cumprir sua função corretamente, o que pode, então, gerar uma disfunção na ATM. Todas as pessoas que possuem uma má oclusão estão propensas a esse tipo de problema no futuro.

Sintomas

O sinal mais perceptível deste distúrbio é um barulho, tal como um “clic”, vindo da região das ATMs, que ficam em frente a cada ouvido, de cada lado da face. Esse ruído, inicialmente, pode não vir acompanhado de dores ou mal-estar, porém, já indica que o disco articular não está funcionando corretamente e que os ossos estão se encontrando. 

Com o tempo, se isso não for tratado, esse ruído pode evoluir para um barulho ainda maior, incomodando a cada mordida, bocejo e até durante a fala. Também podem ocorrer dores ao fazer estas ações, na região do ouvido, na cabeça e no pescoço, levando dificuldades para abrir a boca.

Tratamento

O tratamento adequado para a disfunção da ATM varia de acordo com o diagnóstico individual, podendo ser recomendado um tratamento de várias fases — a cirurgia é considerada somente em último caso. O mais comum é a partir de aparelhos ortodônticos para reajustar a mordida. Eles forçam os dentes a se ajustarem a uma posição mais harmoniosa de fechamento.

Outro tipo de tratamento é com a utilização das placas interoclusais. Esse dispositivo de material transparente, é feito para evitar desgastes dentários e causar um relaxamento muscular, além de proteger as articulações de forças excessivas, o que pode, inclusive, evoluir para um bruxismo.

Uma pessoa com ATM acaba forçando muito os músculos da região, o que pode levá-los a ficarem tensionados o tempo todo. Sendo assim, alguns exercícios de relaxamento também podem ser úteis — por exemplo, movimentos como de “abre e fecha”, massagem na região e inclusive bochechos.

A ATM causada por má oclusão é um problema sério e, portanto, é importante procurar sempre um profissional, caso acredite que se encontre nesse quadro clínico. Afinal, somente ele poderá fazer o melhor diagnóstico e te conduzir ao melhor tratamento. Então, se essa é a sua realidade, entre em contato conosco.

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This