Estética Bucal

Aparelho ortodôntico autoligável: entenda mais sobre essa tendência!

O sorriso é uma peça fundamental na maneira como as pessoas nos enxergam. Por meio dele podemos expressar alegria, simpatia e uma série de estados de espírito positivos para as nossas relações sociais.

Com o avanço da tecnologia, novas possibilidades se abriram para a conquista do sorriso perfeito, como o aparelho ortodôntico autoligável.

Optar por esse tratamento já se tornou tendência em diversos consultórios odontológicos espalhados pelo país. A popularidade se dá pela série de vantagens que ele oferece em relação aos modelos tradicionais.

Para entender mais sobre essa tendência e por que optar por esse tipo de tratamento, continue lendo o artigo!

Aparelho ortodôntico autoligável

Hoje em dia, a tecnologia oferece uma série de maneiras para alcançarmos um sorriso mais bonito e saudável.

Tratamentos mais modernos e estéticos, como a lente de contato dental e o aparelho ortodôntico autoligável, têm conquistado cada vez mais a preferência nos consultórios de dentistas.

A principal diferença entre esse tipo de aparelho ortodôntico e os modelos tradicionais é a inexistência das conhecidas borrachinhas que ajudam a prender o fio nas peças coladas nos dentes, os bráquetes.

No aparelho autoligável, elimina-se a necessidade do uso dessas borrachas, uma vez que ele próprio possui um sistema de abre-e-fecha para segurar o fio nos dentes. Essa evolução faz com que ele traga uma série de vantagens para o tratamento e a saúde bucal do paciente.

O aparelho ortodôntico autoligável pode ser considerado uma evolução tecnológica sobre aqueles tradicionais. Antes considerado inacessível por algumas pessoas devido ao preço, hoje ele está ao alcance de todos aqueles dispostos a conseguir um sorriso bonito de maneira mais rápida e fácil.

Entre as principais vantagens estão:

Estética

Os chamados aparelhos estéticos caíram no gosto daqueles que precisavam iniciar um tratamento ortodôntico. Isso porque as suas peças eram feitas de material de cor semelhante à dos dentes. Combinados com borrachas brancas ou peroladas, tornaram-se uma opção mais estética aos aparelhos metálicos e coloridos.

O grande problema é que essas borrachinhas costumam amarelar com o tempo, principalmente em pacientes que consomem alimentos como café e vinho tinto. Todo o benefício estético perde-se rapidamente assim.

Já o aparelho ortodôntico autoligável não tem esse problema. Sem precisar de borrachas, ele não muda de cor com o tempo. Pode ser feito de safira ou porcelana e fica muito mais imperceptível no dente.

Rapidez e praticidade

Estima-se que os tratamentos realizados com o aparelho autoligável durem até 35% menos tempo do que quando usados os tradicionais.

Isso acontece porque ele não possui as borrachas que representam resistência ao movimento do fio nos dentes, deixando-o livre para deslizar mais facilmente, gerando as modificações no seu sorriso.

Além disso, não precisa de manutenção mensal, reduzindo o número de consultas ao dentista, o que gera grande economia de tempo.

Melhor higienização

As borrachas dos aparelhos ortodônticos tradicionais podem se tornar repositório de placa bacteriana, além de dificultar a escovação.

Como o tipo autoligável não precisa delas, isso faz com que ele reduza a chance de aparecimento de problemas como cáries, gengivites e tártaro.

Conforto

aparelho ortodôntico autoligável possui uma estrutura menor e mais anatômica do que os modelos tradicionais, ajeitando-se melhor à boca.

Além disso, como a resistência é menor, devido à inexistência de borrachinhas, os pacientes podem experimentar menos dor com o seu uso.

Agora você já sabe mais sobre o aparelho ortodôntico autoligável e por que ele é uma excelente escolha na hora de alcançar um sorriso mais bonito. Para saber mais sobre como cuidar da sua saúde bucal, curta a nossa página no Facebook.

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This