Estética Bucal

Aparelho autoligável: o que é e quais as vantagens?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre os diferentes tipos de aparelho, não é? Embora exista uma grande variedade, alguns se destacam por oferecer procedimentos mais práticos, rápidos e com resultados efetivos, como é o caso do aparelho autoligável. Esse é um tratamento utilizado para alinhar os dentes em busca de um sorriso muito mais bonito, equilibrado e saudável.

Com base nisso, vamos apresentar neste post o que exatamente é esse tipo de aparelho, em quais ocasiões a sua utilização é indicada e, além de tudo isso, quais são as suas principais vantagens. Se você tem interesse no assunto, continue a leitura!

O que é o aparelho autoligável?

Podendo ser metálico ou estético (de porcelana), o aparelho autoligável nada mais é do que um aparelho fixo convencional que elimina a utilização das tradicionais borrachinhas coloridas, também chamadas de ligaduras elásticas.

Isso significa que o braquete do aparelho (parte que fica colada ao dente) possui um dispositivo de fixação próprio, geralmente localizado na parte interna. Assim, ele torna-se capaz de segurar com precisão o fio metálico, dispensando as ligaduras.

Em quais ocasiões a sua utilização é indicada?

Assim como outros aparelhos ortodônticos, o intuito principal do aparelho autoligável é corrigir a posição dos dentes, tanto para fins funcionais quanto para fins estéticos. Isso significa que o tratamento vai agir para alinhar os dentes de acordo com a necessidade do paciente, atuando de uma maneira mais rápida, prática e sem afetar tanto a estética bucal ao longo do processo.

Além disso, a utilização do aparelho pode ajudar a prevenir problemas de oclusão, ou seja, quando a arcada dentária superior entra em atrito com a inferior, causando danos mais graves na gengiva, nos ligamentos, nos ossos, nas articulações, nos músculos e nos próprios dentes.

Ainda é válido mencionar que, embora não seja tão comum, o procedimento também pode ser realizado em pacientes com problemas de deglutição, com alterações ósseas e que respiram pela boca.

Quais são as vantagens do procedimento?

É possível encontrar inúmeras vantagens ao comparar o aparelho autoligável aos mais convencionais. Confira as principais!

1. Resultados mais rápidos e eficazes

Com a eliminação das ligaduras elásticas, o atrito entre o braquete e o fio metálico vai ser menor, proporcionando um tratamento de 30 a 50% mais rápido do que com a utilização dos fixos tradicionais. Isso acontece porque um dos principais motivos que gera a resistência de deslocamento do dente é o atrito criado por meio das borrachinhas.

2. Número menor de consultas ao longo do processo

Os sistemas autoligáveis dispensam tantas manutenções, como a troca de borrachas e uma higienização mais profunda. Isso faz com que o número de consultas ao longo do tratamento também seja menor, sendo ideal para pacientes que têm dificuldades de deslocamento.

3. Menos acúmulo de bactérias

Com a ausência das borrachinhas, a higienização vai ocorrer com mais facilidade e eficácia, impedindo o acúmulo de resíduos alimentares e placas bacterianas. Isso também ajuda a evitar outros problemas no futuro decorrentes da higienização inadequada, como gengivite, cáries e tártaro.

4. Mais conforto

Outra vantagem é que o tratamento permite mais conforto e comodidade. Como o aparelho age com braquetes menores e mais arredondados e com uma força mais leve e gradativa, os seus dentes vão ter mais liberdade de movimentação e vão sofrer menos episódios de dores e ferimentos bucais.

5. Estética mais agradável

Por fim, mais um ponto positivo do aparelho. Sem as borrachas coloridas vai haver uma diminuição significativa da visibilidade do aparelho. Além disso, ele não vai correr o risco de ficar pigmentado devido o consumo de alguns alimentos, agravando ainda mais a situação estética.

Agora que você já sabe exatamente o que é o aparelho autoligável, quando ele deve ser utilizado e quais são as suas principais vantagens, não perca tempo e vá agora mesmo ao seu dentista para saber se você necessita desse tratamento! Lembre-se de que essa é uma maneira de garantir um sorriso bonito e saudável, se destacando por isso.

Gostou do post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This