Estética Bucal

Afinal, pasta de dente clareadora funciona?

O uso da pasta de dente clareadora tem sido cada vez mais difundido, principalmente nos meios de comunicação, que utilizam figuras públicas para divulgar os resultados “extraordinários” do produto. E como a maioria das pessoas sonha em ter dentes brancos, esses produtos acabam sendo bem-aceitos pela população, que nem se preocupa em saber se eles realmente funcionam. Por isso, criamos este post: para tirar suas dúvidas sobre a ação de cremes dentais clareadores. Confira!

Composição química de cremes clareadores

As pastas dentais clareadoras possuem mecanismos de ação diferentes. A maior parte delas contém agentes abrasivos como a sílica hidratada, por exemplo. Outras têm uma fórmula que combina agentes abrasivos com uma pequena concentração de peróxidos. E há ainda pastas que ainda são novas no mercado e que possuem tripolifosfato de sódio em sua formulação.

Como a pasta de dente clareadora age

A pasta de dente clareadora age como um esfoliante, removendo manchas superficiais causadas por alimentos muito pigmentados e pelo fumo. Mas ela remove apenas manchas superficiais, que ainda não impregnaram na superfície dentária. Então, esse tipo de produto tem um efeito maior de polimento do que de clareamento.

Saiba se há riscos de efeitos colaterais

Os agentes abrasivos contidos na pasta de dente clareadora podem remover o esmalte dentário, deixando a dentina exposta. Isso, claro que se ela for usada durante muito tempo. A exposição da dentina causa hipersensibilidade nos dentes, além de contribuir para que novas manchas apareçam nos dentes. Cremes muito abrasivos podem manchar também as restaurações dentárias, dando a você um prejuízo financeiro, pois terá que trocá-las.

Quem pode usar esse tipo de creme dental

Qualquer pessoa adulta que não sofra com retração gengival ou outros problemas que causem sensibilidade dentária pode usar a pasta dental clareadora. Ainda assim, seu uso é recomendado apenas sob orientação profissional. Caso contrário, você pode sofrer com os efeitos colaterais citados acima. Além disso, as crianças têm uma estrutura dental mais frágil do que os adultos e não devem usar esse tipo de produto.

Quais os resultados proporcionados com o uso da pasta clareadora

Esse tipo de produto não promove o clareamento dentário como prometido nas propagandas. O que elas fazem é impedir que as manchas causadas por determinados alimentos e pelo fumo se fixem nos dentes.

Então, podemos dizer que a pasta dental clareadora age como um preventivo contra as manchas e não como um agente clareador. Isso porque para um produto ser capaz de promover o clareamento dentário, ele precisa ter uma grande concentração de peróxido de carbamida ou hidrogênio. O peróxido de carbamida ou de hidrogênio são compostos químicos que requerem muito cuidado quando aplicados, caso contrário, podem causar queimaduras nas gengivas e mucosas.

Então, se você precisa de um clareamento dentário, procure por um profissional qualificado. Mas se quer apenas manter seu sorriso branco, converse com seu dentista e peça para ele indicar uma pasta de dentes clareadora menos abrasiva e siga suas orientações em relação ao seu uso.

O que achou do post? Foi suficiente para tirar suas dúvidas a respeito da pasta de dente clareadoras? Então, curta a página no Facebook e nos siga no Twitter e Instagram para acompanhar nossas novidades e postagens do blog!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This