Dicas

8 alimentos que ajudam na saúde bucal

Você sabia que ter um sorriso bonito abre portas? Afinal, todos gostam de pessoas simpáticas e que sempre trazem um sorriso alegre no rosto. Porém, para que os dentes estejam sempre bonitos e saudáveis é necessário ter alguns cuidados básicos com a saúde bucal.

Além de fazer uma escovação completa e correta e visitar o dentista com frequência, existem alguns alimentos que, quando consumidos, nos ajudam a ter uma boca mais saudável. Quer descobrir quais são eles? Então continue a leitura e confira.

1. Maçã

Por ter muitas fibras em sua composição, a maçã é uma excelente opção para quem deseja ter os dentes sempre limpos e brancos. Isso ocorre porque a fruta fibrosa funciona como um agente natural na limpeza e branqueamento dos dentes, além de estimular o fluxo da saliva.

2. Brócolis

O brócolis é um vegetal extremamente rico em cálcio, o que contribui para que nossos ossos – e aí podemos incluir os dentes, fiquem mais fortes e resistentes. Desse modo, essa hortaliça é indicada, sobretudo, para pessoas que possuem dentes frágeis e que costumam quebrar ou sofrer danos ao comer alimentos mais duros.

3. Leite

Assim como o brócolis, o leite também contém muito cálcio e proporciona mais força aos dentes. Além disso, também intensifica a remineralização de forma totalmente natural, o que é muito saudável para os dentes.

4. Morango

Quando consumido na forma in natura, os morangos liberam ácido málico em nossos dentes. Tal componente age como um adstringente natural que contribui para a limpeza e branqueamento dos dentes. Como se isso não bastasse, a fruta também é rica em vitamina C, que ajuda no combate ao acúmulo de placa.

5. Queijos

Por ser derivado do leite, o queijo também contribui para a saúde dos dentes por seu grande teor de cálcio, mas os benefícios vão além. Por conter uma grande quantidade de caseína, os queijos contribuem para o reparo do esmalte dos dentes e a neutralização do pH da boca. Dentre os diversos tipos de queijo disponíveis no mercado, o mais indicado para a saúde dos dentes é o parmesão.

6. Castanha-do-pará

Ao consumir a castanha-do-pará, um óleo é liberado nos dentes, formando uma espécie de película protetora, que impede que algumas bactérias sejam aderidas aos dentes. Recomenda-se o consumo da castanha como aperitivo, antes das principais refeições.

7. Goma de mascar sem açúcar

As gomas de marcar ou chicletes sem açúcar são recomendados pelos dentistas por estimularem a produção de saliva e o aumento do pH salivar em mais de 5 vezes. Para evitar cáries, a goma de mascar mais indicada é a adoçada com xilitol, um tipo de adoçante que não é metabolizado pelas bactérias da boca.

8. Cereais e grãos integrais

Para termos uma boa saúde bucal não basta termos cuidados apenas com os dentes, mas também com a gengiva. Rico em vitamina A e ferro, os cereais e grãos integrais são uma excelente opção para isso. Portanto, consumir arroz integral, granola, farelo de trigo e outros tipos de grãos integrais, é muito importante.

Com a saúde bucal em dia, você terá um sorriso lindo e isso é fundamental. Em nosso blog, publicamos um texto que fala sobre a importância de ter um sorriso bonito. Acesse! Temos certeza de que você vai gostar.

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This