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7 alimentos que contribuem para melhora da saúde bucal

Quem possui uma rotina agitada encontra dificuldades para manter a higiene bucal em dia. No entanto, quando ela não é realizada de forma correta, pode trazer vários problemas para a sua saúde.

Algumas medidas simples como, por exemplo, o uso do fio dental diário e o ato de escovar dentes já garantem um sorriso saudável. Além disso, quando você consegue incluir alimentos importantes em seu cardápio, perceberá também a grande diferença que eles podem trazer para a sua saúde bucal. 

Dúvida? Continue acompanhando este artigo e conheça os principais alimentos para a saúde da sua boca. 

1. Maçã 

A maçã é rica em fibras e, por esse motivo, o processo de trituração do alimento demora para ser concluído. Durante essa etapa, é produzida uma quantidade maior de saliva, que potencializa a defesa da saúde bucal contra os microrganismos.

Além dos benefícios que a fruta possui, ela é encontrada com facilidade em diversas regiões do país e seu preço é bastante acessível. Portanto, não há desculpas para não incluí-la em seu cardápio semanal. 

2. Laranja 

Sabemos o quanto o nosso corpo precisa da vitamina C. Quando falamos da saúde da nossa boca, ela também cumpre um papel muito importante. Isso porque a vitamina contida na laranja auxilia a produção de colágeno, um componente essencial para as gengivas. Devido a esse fator, a fruta ajuda no combate a diversas doenças, entre elas, o escorbuto. 

3. Leite 

Um belo sorriso traz confiança e aumenta a autoestima em qualquer situação, seja em relacionamentos pessoais ou profissionais. Pensando nisso, que tal manter seus dentes sempre brancos e bonitos? 

Uma forma simples, porém eficiente, de conseguir esses benefícios é consumindo alimentos ricos em cálcio. Os mais indicados são aqueles que vêm do leite e seus derivados. 

Muita gente não sabe, mas as doenças periodontais ocorrem pela ausência de minerais no organismo. Elas atacam a raiz do dente, prejudicando a saúde bucal. Quando incluímos mais cálcio em nossa rotina alimentar, a situação muda de figura e a reconstrução dentária estará garantida. 

4. Grãos inteiros 

Ricos em ferro e vitaminas do complexo B, os grãos inteiros ajudam a manter as gengivas saudáveis. Eles possuem magnésio, um ingrediente essencial para ossos e dentes e, assim como a maça, são ricos em fibras. 

No grupo de grãos inteiros, podemos encontrar os seguintes alimentos: 

  • farelo de trigo;
  • arroz integral;
  • cereais;
  • massas de grão inteiro. 

5. Cebola 

Algumas pessoas detestam o cheiro da cebola, mas, antes de virar a cara para esse alimento, pense duas vezes, pois ele tem alta ação antibacteriana, o que ajuda na proteção contra as temidas cáries. 

6. Pepino 

O pepino é outro fruto importante da nossa lista porque, ele diminui a acidez e evita o aumento de bactérias que causam problemas na boca. Caso você não goste dessa sugestão, relaxe: é possível substitui-lo, por exemplo, pela cenoura. 

7. Castanha do Pará 

Para finalizar este artigo, sugerimos a famosa castanha do Pará. Ela forma uma película sobre os dentes, que diminui a capacidade das bactérias grudarem neles. 

Claro, não colocamos todos os alimentos porque a lista é extensa. No entanto, tomamos cuidados para destacar opções variadas. Agora, basta escolher aquela que mais lhe agrada e sorrir sempre! 

Seguindo essas orientações você não estará apenas cuidando da sua saúde bucal, mas também da sua qualidade de vida. Aliás, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais para que seus amigos descubram os principais alimentos que eles precisam consumir no dia a dia? 

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Terceira Dentição

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