Dicas

6 dicas para ter uma boa estética bucal

Um sorriso pode abrir portas. Em viagens, por exemplo, ser simpático pode fazer a diferença entre uma boa e uma péssima experiência. Até em uma entrevista de emprego um belo sorriso pode contar pontos a favor. É por isso que a estética bucal tem um papel tão importante em nosso dia a dia.

Uma pesquisa do dentista brasileiro Matheus Pithon, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, comprovou que um sorriso bonito é realmente um diferencial. Ele pediu que analistas de Recursos Humanos dessem suas opiniões sobre fotos de pessoas sorrindo.

As fotos das pessoas que tinham os melhores sorrisos foram mais bem avaliadas. Ele, então, corrigiu digitalmente os sorrisos menos bonitos. E o resultado foi que essas mesmas pessoas tiveram avaliações melhores para os analistas de RH. O estudo concluiu que o sorriso pode, realmente, fazer a diferença.

Conquistar e manter a estética bucal pode ser bastante simples, apesar de exigir cuidados diários com a boca. Veja algumas dicas:

1. Mantenha uma rigorosa higiene bucal

Estética e saúde bucal são duas faces de uma mesma moeda. Por isso, a higiene bucal é fundamental para garantir um belo sorriso. Escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental e usar um enxaguante bucal evitam a formação de tártaro e o aparecimento de cáries, ambos problemas que podem ameaçar a estética e a saúde.

2. Cuide do seu hálito

A estética bucal não passa só pela aparência, mas também pelo olfato. É difícil continuar achando Clark Gable um galã depois de descobrir que ele tinha mau hálito e dentes estragados.

Além da higiene bucal, problemas na gengiva e no estômago também podem causar mau hálito. Fique atenta aos sinais e cuide-se para evitar isso.

3. Observe mudanças na boca

Você já deu um sorriso para o espelho hoje? Se não tem esse hábito, considere começar a tê-lo. Fazer uma análise de frente para o espelho é importante para observar se houve mudanças em sua boca.

Manchas nos dentes, coloração diferente, pontos negros, feridas nas bochechas e na gengiva podem ser sinais preocupantes. Quanto antes acontecer o tratamento, maiores são as chances de sucesso. 

4. Trate manchas nos dentes

Dentes manchados e amarelados podem dar a impressão de falta de cuidados consigo mesma. Pessoas que fumam, tomam muito café ou vinho podem notar manchas de coloração escura nos dentes prejudicando suas imagens. Atualmente, há diversas técnicas de clareamento que podem resolver esse problema.

5. Faça limpezas dentárias regularmente

Mesmo mantendo bons hábitos de escovação e higiene, a boca acaba acumulando placa e tártaro. Essa camada de bactérias pode levar a sérios problemas, como a perda de dentes.

No entanto, uma limpeza dentária feita por seu dentista pode combater isso muito facilmente. A recomendação é que se faça uma limpeza aprofundada a cada 12 meses. Se você é fumante ou portadora de alguma condição que afete a saúde bucal, o intervalo cai para seis meses.

6. Consulte seu dentista e avalie sua estética bucal

O olhar treinado de um especialista pode fazer a diferença entre o sorriso perfeito ou não. Algumas questões, como assimetrias, podem ser facilmente identificadas e corrigidas pelo seu dentista. Faça visitas regulares ao seu profissional de confiança e avalie se há pontos que podem ser melhorados.

Para mais detalhes e outras dicas de como ter uma boa estética bucal, leia também nosso post sobre como ter um sorriso perfeito.

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This