Saúde Bucal

4 sinais de que você precisa de tratamento de canal!

O canal dentário consiste num processo inflamatório do nervo ou da estrutura interna do dente, chamada de polpa. Essa inflamação pode ocorrer em razão do agravamento de um quadro de cárie, ou mesmo de lesões que afetem diretamente o dente.

O tratamento odontológico de canal, também conhecido como terapia endodôntica, é realizado a partir da remoção do nervo e da polpa dentária acometidos. Essa retirada é feita por meio de uma lima e, posteriormente, o dentista realiza um procedimento de selagem interna do dente, a fim de evitar a ocorrência de mais lesões na região.

Mas como saber se você precisa de tratamento de canal? Pensando no assunto, separamos 4 dos principais sinais que podem indicar a ocorrência de um canal dentário. Confira a seguir e descubra tudo sobre o assunto!

1. Dor persistente no dente

A dor pode ser um dos principais indicativos da necessidade de buscar um tratamento de canal. Ela geralmente apresenta um caráter pulsátil e se justifica principalmente pela proximidade da lesão com o nervo do dente.

Em alguns casos, a dor pode não se apresentar de maneira constante. Entretanto, é possível que haja alguma dificuldade na mastigação dos alimentos, uma vez que haverá uma maior pressão da raiz dentária contra o nervo afetado pelo canal.

É possível ainda que a dor proveniente do canal seja irradiada para outras regiões, como ouvido ou mesmo para a cabeça. Isso ocorre devido à extensão coberta pelo nervo acometido, que é ser responsável pela sensibilidade de grande parte da maxila e mandíbula.

2. Sensibilidade a alimentos quentes e frios

A presença de um canal dentário pode significar um aumento considerável na sensibilidade do dente acometido durante a ingestão de alimentos quentes ou frios. Isso ocorre principalmente em razão da maior exposição do nervo em função da lesão dentária.

Conforme a gravidade e profundidade da lesão que originou o canal, maior será a sensibilidade à temperatura no dente acometido. Assim, durante o tratamento, é recomendável evitar a ingestão de alimentos excessivamente frios ou quentes.

3. Irritação nas gengivas

A irritação nas gengivas é outro sinal extremamente comum em casos de canal dentário. Ela ocorre em função do processo inflamatório proveniente do canal, que provoca vermelhidão e inchamento das gengivas na região acometida pela enfermidade.

Em casos mais severos, é possível ainda que surjam pequenas bolhas de pus na região afetada, o que indica um processo inflamatório mais intenso. É sempre importante procurar orientação de um dentista especializado o mais rápido possível.

4. Aparência do dente

Em alguns casos de canal dentário, é possível que o dente afetado apresente uma coloração diferenciada. Ela é geralmente um pouco mais escura, destacando o dente em relação aos demais.

Essa mudança na aparência do dente ocorre em razão da necrose da estrutura interna, a chamada polpa dentária. A ocorrência de uma lesão ou mesmo o processo inflamatório decorrente do canal pode afetar o suprimento sanguíneo dessa estrutura, o que acaba resultando na morte das células e no consequente escurecimento do dente.

O canal dentário pode se agravar bastante quando o indivíduo não busca um tratamento no período adequado. Por isso, é sempre importante procurar uma clínica de qualidade na ocorrência de qualquer um desses sinais, uma vez que a negligência desse quadro pode levar até mesmo à perda do dente afetado.

Gostou de saber mais sobre os principais sinais de que você deve fazer tratamento de canal? Comente suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This