Dicas

3 hábitos que deixam seus dentes amarelados e que podem ser evitados

Muita gente fica estonteada com o belo sorriso de celebridades e outras pessoas famosas. E se pergunta como conquistar aquele sorriso. A verdade é que, para ter um sorriso perfeito, deve-se começar pelos dentes brancos. Esse aspecto permite que o sorriso seja radiante e mais iluminado. Mas, para isso, é preciso eliminar os dentes amarelados. 

Os dentes amarelados podem ser evitados e, até mesmo, modificados por meio de hábitos que, muitas vezes, passam despercebidos. É o caso, por exemplo, de evitar alimentos pigmentados e manter a escovação em dia.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça três hábitos que deixam os dentes amarelados. Entenda por que cada um deles provoca o escurecimento dos dentes. Confira!

1. Abusar de alimentos pigmentados

Café preto, chá-preto e beterraba são alguns alimentos do nosso dia a dia que possuem agentes cromogênicos, isto é, espécies de corantes, naturais ou artificiais, que dão cor a eles.

Ao ingerirmos esses alimentos de alta pigmentação, uma parte desses corantes acaba se depositando nos nossos dentes. É assim que surge o processo de escurecimento.

Entretanto, com o hábito frequente de escovar os dentes após a ingestão desses alimentos é possível reverter o processo. Sendo assim, não deixe de escovar os seus dentes e reduza, quando possível, o consumo de alimentos muito pigmentados.

2. Escovar os dentes de forma errada

Quem não escova ou faz isso de maneira incorreta, aumenta as chances de acumular placa e tártaro nos dentes, os quais aceleram a sua descoloração.

Uma boa escovação ajuda a retirar a placa que eventualmente se forma nos dentes.  É por esse motivo que é importante escová-los após todas as refeições, ao acordar e antes de dormir.

Também é essencial fazer uso de um creme dental com flúor para auxiliar na proteção da camada do esmalte, sem contar que o fio dental deve ser usado rotineiramente. Ele ajuda a tirar a sujeira das áreas que a escova não alcança. Graças a ele, a sua boca não vai sofrer com cáries, gengivite e tártaro. Consequentemente, os dentes vão ficar mais brancos.

3. Fumar

Tabagismo e sorriso bonito não combinam pelo fato de o cigarro conter substâncias como alcatrão, nicotina e metais pesados, as quais mancham os dentes. Com a frequência do ato de fumar, os seus dentes vão escurecer com o tempo.

Além disso, a nicotina estimula a produção de melanina, que escurece e causa manchas na gengiva. Por outro lado, o ato de fumar aumenta as chances de desenvolver câncer de boca. Então, eliminar o cigarro vai trazer benefícios muito além da estética.

Estes são os principais hábitos que deixam os dentes amarelados. Para evitar isso, além de interromper esses hábitos, é recomendável visitar o dentista regularmente.

Somente nos consultórios odontológicos é possível fazer o controle adequado do tártaro, aplicar o flúor na dose certa e obter as informações primordiais sobre os cuidados específicos para o seu sorriso.

E aí? Quer manter os seus dentes mais brancos e fugir do amarelado? Então, descubra o clareamento dental ideal para você.

Sobre o autor

Terceira Dentição

Deixar comentário.

Share This